Banner Super Topo (728x90) Géssica
Artigo

Só há uma Verdade

Qual é e como encontrá-la?

Pe. Anderson Cunha

Pe. Anderson CunhaPadre Anderson Santana Cunha pertence ao clero da diocese de Assis (SP). É licenciado em Filosofia e bacharel em Teologia pela Faculdade João Paulo II de Marília (SP). Atualmente é Pároco da Paróquia São José de Florínea (SP).

21/08/2020 14h13Atualizado há 3 meses
Por: Pe. Anderson Cunha

Numa sociedade relativista parece ser um crime alguém dizer que conhece a Verdade. Mas, como Aquele que seguimos foi condenado por dizer isso, estranho seria se nós, os seus seguidores, não passássemos pelo mesmo. E mais contraditório ainda seria o nosso silêncio, tendo conhecido Aquele que não pode ficar escondido. Falemos, pois, sobre a Verdade e sobre como ela chega até nós hoje. 

Só há uma Verdade: Jesus Cristo. E antes que qualquer um possa acusar-nos de arrogância, deve-se dizer que conhecê-lo não é um mérito, mas uma graça. E o processo para isso é bem simples: a Verdade (leia-se Nosso Senhor) nos é apresentada e como ela é convincente por si mesmo, não houve outra escolha senão segui-la e depois anunciá-la. Só é preciso humildade para entregar-se à ela.

E essa Verdade chegou até nós através da Igreja. Uma folheada ingênua nos Evangelhos já faz notar que Jesus dedica um bom tempo de seu ministério para ensinar. E aquelas belas lições não poderiam se perder; por isso se conservam na doutrina católica. E é da Igreja Católica, Mãe e Mestra, de quem se aprende a Verdade que Cristo ensinou de maneira completa, ou seja, sem nenhum defeito, erro ou mudança. 

É de causar espanto o que se observa hodiernamente: qualquer um querendo ensinar a Igreja. Não haveria nada de mais contraditório e sem sentido. Uma professora com experiência de mais de dois mil anos sentada para aprender de alunos que ainda nem saíram de suas fraldas. Quantos que se erguem nos púlpitos fétidos das redes sociais para dizer à Igreja: “ - agora vou lhe ensinar como que você devem pensar!” 

Pode-se o leitor perguntar: “como ter certeza de que é Verdade o que a Igreja ensina?” Para isso há muitas provas. A primeira, que depende essencialmente da fé, são as palavras claras de nosso fundador recolhidas no Evangelho. Ele garantiu isso ao enviar os apóstolos para anunciar o que lhes havia ensinado. Se as palavras de Cristo são a verdade, o que a Igreja ensina, repetindo o seu mestre, é verdade - uma questão simples de lógica.

E o sinais que autenticam a Verdade não param por aí e podem ser vistos por todos. O testemunho de vida tantos santos que se doaram pela fé católica, a fortaleza dos mártires que certamente não morreriam para defender uma mentira, a rapidez do crescimento da Igreja e a sua permanência ao longo dos séculos, são provas irrefutáveis. Uma obra humana e ludibriosa não teria sobrevivido a tudo isso. 

Por isso são dignas de confiança as palavras de Nosso Senhor que não só nos ensina a Verdade (que é Ele mesmo), mas manda que a anunciemos a todos os homens e mulheres. E na realidade é Ele quem ensina através de sua Igreja. Para concluir, é importante destacar esta ideia: a Verdade é convencedora por si mesmo. Quem ouvir Nosso Senhor e seus ensinamentos terá certeza de ter encontrado o Caminho, a Verdade e a Vida.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.