Banner Super Topo (728x90) Géssica
COVID-19

AMEs de Assis e de Ourinhos promovem campanha para diminuir a falta em consultas e exames

Com a Covid-19, o número de faltas de pacientes em consultas e exames sem aviso prévio aumentou.

16/12/2020 20h14Atualizado há 1 mês
Por: Redação
Fonte: AME

Agora, devido às festividades de final de ano e dificuldade de transporte, entre outras questões pessoais, a previsão é de que esse cenário fique ainda mais complicado. Antecipando-se a essa situação, com o objetivo de melhorar ainda mais o atendimento à população, a Santa Casa de Assis por meio da sua gestão nos Ambulatórios Médicos de Especialidades de Assis e Ourinhos, retomou a Campanha 'Não Falte! Sua Falta Faz falta'.

O objetivo é sensibilizar os pacientes sobre a importância de comparecer em consultas e exames agendados. A falta traz prejuízos ao próprio usuário do SUS. “Quando o paciente falta ele volta para o final da fila e atrasa seu diagnóstico e se ele faltar injustificadamente por duas vezes consecutivas ele retorna para a UBS e terá que refazer todo o processo de agendamento”, afirma o gerente médico do AME Assis, Dr. Marcos Lemos de Medeiros.

Quando o paciente falta à consulta ou ao exame e não avisa antes, ele prejudica o seu tratamento e também afeta quem está esperando por atendimento. “Nesta Campanha precisamos do apoio da comunidade, na compreensão da importância do comparecimento nos atendimentos agendados, como também no compartilhamento da informação da Campanha com vizinhos, parentes e amigos. Com a participação de todos e sem faltas, o tempo de espera de pacientes diminui e esse é o nosso objetivo principal”, esclarece a coordenadora administrativa do AME Ourinhos, Arlene Maria da Silva.

Para alertar a população sobre a importância de manter o tratamento de saúde, mesmo nesse período de Covid-19 e destacar que outras doenças também são perigosas, as Comissões de Humanização e Matriciamento dos Ambulatórios de Assis e Ourinhos lançaram uma campanha regional, envolvendo os Municípios Referenciados, com vídeos e posts que destacam o perigo da interrupção do tratamento médico por medo de sair de casa.

O gerente médico do AME Ourinhos, Dr. William Mosquin Simões, esclarece que os AMEs adotaram todas as medidas de prevenção e cuidado para garantir um atendimento com segurança aos seus usuários neste período, o que também está sendo divulgado na Campanha. “Diante da pandemia, adotamos medidas preventivas, tanto para os nossos colaboradores, quanto para os nossos pacientes. Portanto, pedimos aos pacientes que não faltem em suas consultas, exames e procedimentos. Estamos monitorando a entrada de todas as pessoas na unidade, questionando sobre os sintomas, aferindo a temperatura, mantendo o distanciamento social e aumentamos a oferta de álcool em gel tanto nas áreas comuns quanto dentro dos consultórios. Os nossos funcionários estão equipados com todos os EPI's conforme orientação do Ministério da Saúde, que vem sendo atualizada constantemente. Este é um alerta do AME para você! Paciente, não falte! Existem outras doenças que podem colocar sua saúde em risco.

No AME, sua falta faz falta!”, alerta o Dr. William Mosquin Simões. Para evidenciar o ainda mais o problema, as Unidades retomaram a divulgação dos números semanais e mensais de ausências registradas, nos placares dispostos nas recepções dos Ambulatórios. Nos AMEs, os pacientes são avisados por telefone sete dias antes da data da consulta ou exame e, durante a ligação, eles têm a oportunidade de informar se poderão ou não comparecer. Caso realmente precise faltar, o paciente deve avisar com pelo menos 48 horas de antecedência pelos telefone ou email: AME Assis 18 3302-3700 - [email protected] ; AME Ourinhos 14 3302 1670 – [email protected] Gestão Hospitalar - A Santa Casa de Misericórdia de Assis se orgulha de, há mais de um século, oferecer serviços assistenciais de saúde de qualidade e humanizado.

Pacientes de Assis e região não precisam buscar atendimento fora, haja vista que a Organização conta com uma completa estrutura hospitalar: Laboratório de Análises Clínicas, Maternidade, Pronto Atendimento Adulto e Pediátrico 24h, Diagnóstico por Imagem, Hemodinâmica (Cateterismo, Angioplastia, Arteriografias), Centro Avançado de Ortopedia, Centro Cirúrgico, Unidade de Terapia Intensiva – UTI, Disque UTI Móvel e Lavanderia Hospitalar. Com uma grande vocação SUS, além dos atendimentos na área hospitalar, a Santa Casa de Assis também realiza, em parceria com a Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo, a gestão de dois AMEs: Ambulatório Médico de Especialidades de Assis (desde 2013) e Ambulatório Médico de Especialidades de Ourinhos (desde 2017).

Para saber mais sobre a OSS Santa Casa de Assis acesse www.santacasadeassis.org.br FOTOS: A Santa Casa de Assis por meio da sua gestão nos Ambulatórios Médicos de Especialidades de Assis e Ourinhos, retomou a Campanha ‘Não Falte! Sua Falta Faz falta’ (Foto: Comunicação Santa Casa)

 

Quer ser o primeiro a saber das notícias do Vale Paranapanema? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.